Lançamento do livro Estilhaços, de Fátima Ferreira

/
12 de Dezembro, 2019

No próximo dia 24 de janeiro de 2015, pelas 18h, no Museu Grão Vasco, Fátima Ferreira lança o seu primeiro livro Estilhaços, sob a chancela da editora Edições Esgotadas. A apresentação da obra estará a cargo do Dr. César Alexandre Afonso.

Estilhaços, um livro sobre a violência doméstica, com testemunhos e uma narrativa pessoal, é um grito político! “Nas histórias de vida em que nos conduz encontramos a afirmação do sujeito mulher(es). Num conjunto de vozes, íntimas e intimistas, convida-nos a um olhar público, visibilizando o drama, a brutalidade das vidas destas mulheres, o medo, a reconstrução identitária depois da quase destruição de si.”

Estilhaços visa “denunciar o crime, não as vítimas; trazer, à luz crua do dia, a realidade, o crime visto no seu âmago. Sem disfarces”.

Fátima Ferreira é natural de Viseu. Do seu percurso académico, constam o Curso do Magistério Primário, frequência do curso de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e C.E.S.E em Educação Especial no Instituto Piaget.

Dedicou parte da sua vida profissional à formação de professores, em que se incluem algumas atividades dedicadas à Escrita Criativa e à Educação Especial. Exerceu funções técnico-pedagógicas no Centro de Área Educativa de Viseu e apoiou a implantação dos primeiros agrupamentos de escolas no distrito de Viseu.

No campo do exercício político, foi membro de vários órgãos, quer ao nível concelhio, quer distrital e nacional do Partido Socialista. Integrou a lista de deputados em 2010. Foi eleita, em 2006, Presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas e, durante os seis anos em que se manteve no cargo, fez do combate à Violência Doméstica a grande linha de intervenção, promovendo inúmeras iniciativas em rede com ONG´s, comunicação social e outras instituições vocacionadas para esta luta.

É neste quadro de intervenção que surge o livro Estilhaços.