Maria Estela Guedes

Maria Estela Guedes (Lamego, 1947) é membro da Associação Portuguesa de Escritores, da Associação Portuguesa de Críticos Literários, da Associação InComunidade e do Instituto S. Tomás de Aquino. Dirige a plataforma Triplov, em triplov.com/, onde pode ser consultada a maior parte do seu trabalho. Tem umas centenas de títulos publicados, em géneros diversos, sobretudo poesia, crítica literária e História e Filosofia das Ciências. Dois trabalhos seus foram levados à cena, O Lagarto do âmbar (Fundação Calouste Gulbenkian, 1987), com direcção de Alberto Lopes, e A Boba (Teatro Experimental de Cascais, 2008), com direcção de Carlos Avilez. Considera suas obras de referência Herberto Helder, Poeta Obscuro (Lisboa, 1979) e A obra ao rubro de Herberto Helder (São Paulo, 2010).
Os seus livros mais recentes de poesia, Clitóris Clítoris, Esta noite dormimos em Tânger e Conversas com Federico Garcia Lorca são edições Urutau (América/Europa). Glu-Glu-Glu é uma antologia de poemas editada pela Tesseractum (São Paulo, 2024, e-book).
Está traduzida em romeno por Maria Manuela Chicán, Dracula draco (Edit. Academiei Internationale Orient-Occident, Curtea de Arges, 2017) e Clitóris Clítoris foi traduzido para espanhol por Berta Lucía Estrada (Cintra & ARC Eds., Brasil, 2020).

Livros do Autor