Jô Oliveira
Pernambucano da ilha de Itamaracá, foi aluno na Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro e, durante seis anos, estudou na Escola Superior de Artes Industriais da Hungria, em Budapeste.
Seus primeiros trabalhos, livros e quadrinhos, foram impressos na Itália. Posteriormente, publicou também livros na França e Alemanha e suas histórias em quadrinhos ganharam edições na Espanha, Itália, Grécia, Dinamarca, Argentina e Brasil.
Jô Oliveira participou de várias exposicões de ilustração em algumas partes do mundo. Foi agraciado com o Prêmio Tucuxi de Ilustração, o Troféu Carlos Estevão de Humor e o Troféu de Grande Mestre dos Quadrinhos, que lhe foi entregue durante o Festival Internacional HQMIX, em São Paulo, no ano de 2004.
Apaixonado pela cultura popular brasileira, Jô Oliveira tem procurado sempre referências no cordel, na xilogravura das capas dos folhetos, nos bonecos do Vitalino, no mamulengo e em diversas manifestações folclóricas.
Recentemente, seu livro de imagens, Os donos da bola, recebeu o selo “Altamente Recomendável” pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro
Infantil e Juvenil).