José Soares
José Soares nasceu em São Tomé e Príncipe, em 1970, mas tem nacionalidade portuguesa e veio para Portugal com 5 anos de idade, radicando-se em Viseu, terra Natal dos seus pais. Desde muito novo, criou fascínio pela pintura, sendo autodidata e aperfeiçoando a técnica na Escola de Pintura Grão Vasco, sem nunca fazer desta arte profissão. Em 1996 e 1997, fez algumas exposições coletivas na cidade de Viseu. Completou o ensino secundário na Escola Alves Martins, em Viseu. Obteve o Curso de Especialização Tecnológica em Desenvolvimento de Produtos Multimédia na Escola Superior de Tecnologia de Lamego; Licenciou-se em Artes Plásticas e Multimédia, na Escola Superior de Educação de Viseu.
A paixão pela fotografia levou-o a explorar várias técnicas de fotografia analógica e digital. Em 2013 e 2014, fez uma exposição individual de fotografia, em Viseu, com o título Anjos de Negros, um pequeno ensaio sobre a subcultura gótica, que pode ser revista no youtube (https://youtu.be/VxWAblSMc2Y).
Tem trabalhos feitos em CD interativo, dois documentários que podem ser revistos no youtube sobre Ser Bombeiro (https://youtu.be/gIHEkn_36lU) e sobre o Abandono da terceira idade (https://youtu.be/UTysi0ZyRBY).
Desempenha as funções de informático, no Instituto Politécnico de Viseu, desde o ano de 1993.
Desde cedo, criou o gosto pela leitura, nomeadamente pela literatura infantil e juvenil. Depois de escrever algumas histórias, ainda não publicadas, decidiu partilhar com o público infantil a história do Coelhinho Pimpão na Mata do Fontelo, da qual é autor e ilustrador.