José Miguel Amaral
Natural do Porto por via do registo, mas viseense desde sempre, iniciou os estudos musicais no Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José de Azeredo Perdigão.
Mais tarde, rumaria a Paris onde privaria com mestres do piano, como Marian Rybicki, Jean Fassina, Olivier Gardon. Recebeu, ainda, ensinamentos de figuras tão emblemáticas como Murray Perahia, Mstislav Rostropovich, Jörg Demus, Vitaly Margulis, entre outros.
Detentor do Diplôme Supérieur d’Enseignement de Piano da École Normale de Musique de Paris e do 1er Prix do Conservatório Superior de Paris, é, igualmente, licenciado em Ensino de Música – ramo de Piano pela Universidade de Aveiro. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa (Viseu), é, atualmente, doutorando do mesmo curso na FEP – Universidade Católica (Porto). Desde 2004, é professor de piano e pianista-acompanhador do Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José Azeredo Perdigão. Efectuou diversos recitais em França, Portugal e Marrocos, tendo sido galardoado com alguns prémios em concursos internacionais – prémio de Melhor Interpretação da Peça Portuguesa, no 3º Encontro Internacional de Jovens Pianistas (Viseu, 2002) e 2º Prémio do XV Concours Flame (Paris, 2004). Participou em masterclasses ministradas por figuras emblemáticas do plano musical entre os quais se contam Jean Fassina, Mstislav Rostropovich, György Kurtág, Murray Perahia, Anne Queffélec, François-René Duchâble, Vitaly Margulis, Jura Margulis, Jörg Demus, Helena Costa e Luíz de Moura Castro. A solo e em duo, gravou para programas da RDP (Antena 2) e tem integrado o corpo de jurados de alguns dos mais importantes Concursos Internacionais de Piano, como o Grand Prix Animato (Paris) e o Concurso Internacional de Piano de Viseu. Nos últimos anos, os seus alunos têm obtido inúmeros prémios em concursos regionais e nacionais, como sejam o Concurso Internacional do Fundão, o Concurso Riff e o Prémio Elisa Pedroso.